Indianos demonstram interesse em navios logísticos

28-10-2010 18:56

Restantes navios da classe Austin podem ser cedidos pela US Navy
13.10.2010

Após ter adquirido o primeiro navio logístico do tipo doca (LPD) aos Estados Unidos, a marinha da India parece ter ficado interessada na possibilidade de aumentar a sua capacidade de projecção estratégica.

Os indianos reafirmaram por isso junto dos Estados Unidos a sua intenção de propor a aquisição dos restantes quatro navios da classe Austin, que ainda estão ao serviço.

O INS Jalashwa, antigo USS Trenton entrou ao serviço da marinha da India em 2007 e foi submetido a modificações para permitir o transporte de um maior numero de militares (968).

Ainda que tenham sido lançados nos anos 60, com propulsão por caldeiras a óleo e turbinas a vapor, os navios ainda podem ser úteis para a India, dando ao país uma capacidade de projecção estratégica considerável, especialmente no oceano Indico.

A Índia considera a China como o seu mais importante adversário na região e à medida que os dois países vão ganhando dimensão, a possibilidade de os seus interesses entrarem em rota de colisão aumenta. A China não quer abrir mão da sua capacidade de controlar as rotas de comercio que garantem as suas exportações através do Indico e as suas importações de petróleo que utilizam a mesma via.

A aquisição deste tipo de capacidade permite à India avançar mais depressa na criação de uma força com capacidade anfíbia, enquanto investe na construção local de navios de outros tipos.

Estão em construção nos estaleiros da Índia, porta-aviões e fragatas de tecnologia russa, que a India pretende utilizar para garantir a sua posição no Oceano Indico. 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário