F-22 RAPTOR O VERDADEIRO MESTRE DOS ARES ( MAS O SU-35 NÃO FICA MUITO ATRÁS NÃO )

27-10-2010 19:42

 

              
 
BLOG GUERRA E ARMAS Equipado com uma metralhadora M61A2 20mm e com dois mísseis AIM-9 como arma secundária. O F-22, pode ter armas principais configuradas de dois diferentes modos, adaptado para combate ar-ar, ele pode utilizar seis AIM-120 AMRAAMs, ou ainda, em uma caçada ar-terra, duas bombas de 1000-libras GBU-32 JDAMs e dois mísseis AIM-120. Ele é bem sucedido em ambas configurações.

Origem

Em 1981, a Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), desenvolveu uma exigência de um novo caça de superioridade aérea, o Advanced Tactical Fighter (ATF), para substituir o F-15 Eagle. ATF foi um programa de demonstração e validação realizadas pela USAF para desenvolver a próxima geração de caças de superioridade aérea para combater as ameaças emergentes em todo o mundo, incluindo o desenvolvimento e proliferação da era soviética, com Sukhoi Su-27. Era previsto que a ATF iria incorporar tecnologias emergentes, incluindo ligas avançadas e materiais compostos avançados, e sistema fly-by-wire para controlo de voo, sistemas de propulsão de energia e tecnologia de invisibilidade, stealth.

A solicitação foi lançada em julho de 1986, e duas equipes do contratante, a Lockheed / Boeing / General Dynamics e Northrop / McDonnell Douglas foram selecionados em outubro de 1986 para realizar uma demonstração dentro de 50 meses, culminando no teste de vôo de dois protótipos, o YF-22 e o YF-23, respectivamente.

Durante o processo de desenvolvimento na década de 1980, o crescimento esperado do ATF o peso de decolagem e crescente custo expulsou muitos recursos. IRST foi rebaixado de multi-cor a cor única, em seguida, eliminado (embora o sistema infravermelho/ultravioleta de alerta de mísseis funcionaria como um sistema IRST em uma atualização de software futuro),a exigência de assento ejetável foi rebaixada de modo a não ser capaz de cobrir o "envelope de vôo" (termo para uma série de fatores que podem interferir no vôo) por completo, que viria a resultar em uma fatalidade durante os testes de vôo. 

Em 23 de abril de 1991, a Força Aérea dos E.U.A. encerrou o projeto e a concorrência vôo de teste com o anúncio da Lockheed YF-22 como o vencedor.

Iniciando a produção
O primeiro F-22 operacional sendo pintado na Lockheed Martin, Georgia

O YF-22 foi modificado para a produção de F-22. As diferenças entre o YF-22 e F-22 incluem a relocalização do cockpit, as mudanças estruturais, e muitas outras pequenas alterações  .

A produção de F-22 modelo foi apresentado em 9 de abril de 1997, na Lockheed Geórgia Co., Marietta, na Geórgia. Ele voou pela primeira vez em 7 de setembro de 1997.

A primeira produção de F-22 foi entregue à Base Aérea de Nellis, em Nevada, em 14 de janeiro de 2003 e "Dedicated Initial Operational Test and Evaluation" começou em 27 de Outubro de 2003. Em 2004, 51 Raptors haviam sido entregues.

Em 2006, a equipe do Raptor de desenvolvimento, composto por Lockheed Martin e mais de 1.000 outras empresas, além da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), ganhou o Troféu Collier, prêmio de maior prestígio da aviação dos E.U.A.
Em 2006, a USAF pretendia adquirir 381 F-22s para ser dividido entre os sete esquadrões de combate ativo e três caças integrar-se-iam ao esquadrões de caça da Air Force Reserve Command and Air National Guard .

Contratos

Originalmente a ideia e de que a USAF compra-se 750 aeronaves, mas com os altos custos, o pentágono mudou o plano para apenas 183 unidades.

Em 31 de julho de 2007, a Lockheed Martin recebeu um contrato de vários anos para 60 F-22 no valor total de 7,3 bilhões de dólares.

 

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