F-22 RAPTOR O VERDADEIRO MESTRE DOS ARES ( MAS O SU-35 NÃO FICA MUITO ATRÁS NÃO )
Em 1981, a Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), desenvolveu uma exigência de um novo caça de superioridade aérea, o Advanced Tactical Fighter (ATF), para substituir o F-15 Eagle. ATF foi um programa de demonstração e validação realizadas pela USAF para desenvolver a próxima geração de caças de superioridade aérea para combater as ameaças emergentes em todo o mundo, incluindo o desenvolvimento e proliferação da era soviética, com Sukhoi Su-27. Era previsto que a ATF iria incorporar tecnologias emergentes, incluindo ligas avançadas e materiais compostos avançados, e sistema fly-by-wire para controlo de voo, sistemas de propulsão de energia e tecnologia de invisibilidade, stealth. A solicitação foi lançada em julho de 1986, e duas equipes do contratante, a Lockheed / Boeing / General Dynamics e Northrop / McDonnell Douglas foram selecionados em outubro de 1986 para realizar uma demonstração dentro de 50 meses, culminando no teste de vôo de dois protótipos, o YF-22 e o YF-23, respectivamente. Durante o processo de desenvolvimento na década de 1980, o crescimento esperado do ATF o peso de decolagem e crescente custo expulsou muitos recursos. IRST foi rebaixado de multi-cor a cor única, em seguida, eliminado (embora o sistema infravermelho/ultravioleta de alerta de mísseis funcionaria como um sistema IRST em uma atualização de software futuro),a exigência de assento ejetável foi rebaixada de modo a não ser capaz de cobrir o "envelope de vôo" (termo para uma série de fatores que podem interferir no vôo) por completo, que viria a resultar em uma fatalidade durante os testes de vôo. Em 23 de abril de 1991, a Força Aérea dos E.U.A. encerrou o projeto e a concorrência vôo de teste com o anúncio da Lockheed YF-22 como o vencedor. O YF-22 foi modificado para a produção de F-22. As diferenças entre o YF-22 e F-22 incluem a relocalização do cockpit, as mudanças estruturais, e muitas outras pequenas alterações . A produção de F-22 modelo foi apresentado em 9 de abril de 1997, na Lockheed Geórgia Co., Marietta, na Geórgia. Ele voou pela primeira vez em 7 de setembro de 1997. A primeira produção de F-22 foi entregue à Base Aérea de Nellis, em Nevada, em 14 de janeiro de 2003 e "Dedicated Initial Operational Test and Evaluation" começou em 27 de Outubro de 2003. Em 2004, 51 Raptors haviam sido entregues. Em 2006, a equipe do Raptor de desenvolvimento, composto por Lockheed Martin e mais de 1.000 outras empresas, além da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), ganhou o Troféu Collier, prêmio de maior prestígio da aviação dos E.U.A. Originalmente a ideia e de que a USAF compra-se 750 aeronaves, mas com os altos custos, o pentágono mudou o plano para apenas 183 unidades. Em 31 de julho de 2007, a Lockheed Martin recebeu um contrato de vários anos para 60 F-22 no valor total de 7,3 bilhões de dólares.
Em 2006, a USAF pretendia adquirir 381 F-22s para ser dividido entre os sete esquadrões de combate ativo e três caças integrar-se-iam ao esquadrões de caça da Air Force Reserve Command and Air National Guard .