Exército Brasileiro fará uso de VANT em exercício

29-10-2010 06:53

https://www.defesabrasil.com/laad2009/components/com_fpss/images/vt15_fpss.jpg

Na primeira quinzena de novembro, o Exército realizará o primeiro teste do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) em um teatro de operações real. O equipamento foi desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército em parceria com a empresa civil ACS, e é voltado para a obtenção de informações sobre movimentação de tropas inimigas e reconhecimento de terreno, sem colocar em risco vidas humanas.

O VANT será empregado pela primeira vez em uma experimentação doutrinária durante o Exercício Agulhas Negras, que vai de 3 a 12 de novembro nas regiões de Pirassununga e Barra Bonita (SP), e testará as capacidades do equipamento. O modelo testado será o VT-15, que possui cerca de uma hora de autonomia e pode atuar em um raio de até 15 quilômetros. Capaz de operar em uma altura entre 1500 e 3000 pés, o VT-15 possui uma câmera de vigilância capaz de recolher informações vitais e que garantam uma maior segurança para a tomada de decisões.

Exercício Agulhas Negras

O Exercício Agulhas Negras – Operação Barra Bonita, realizado na região de Pirassununga e Barra Bonita, interior de São Paulo, consiste em um treinamento de defesa territorial, onde um País invadiria o território brasileiro e precisasse ser expulso.

Reunindo 4.500 militares de diversos Estados, o exercício contará com treinamentos de travessia de curso d’água, infiltração aeromóvel, assalto aeromóvel, suprimento aeromóvel e aeroterrestre, marcha para o combate, ataque a uma posição sumariamente organizada, junção, substituição e exfiltração. Estarão presentes na simulação militares da 11ª Brigada de Infantaria Leve, a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), a Brigada de Infantaria Paraquedista, o Comando de Aviação de Exército, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, o 12º Grupo de Artilharia de Campanha, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, a 1ª Companhia de Guerra Eletrônica, a Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear, o 6º Grupo Lançador Múltiplo de Foguetes, além de soldados do 2º e 8º Batalhões de Polícia do Exército.

Fonte:  Tecnologia & Defesa

Share

 

Comentário

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário